10 dicas de como usar a tendência de estampa de lenço




PATRICIA ZWIPP

As estampas de lenço deixaram o pescoço e, agora, alegram também roupas e outros acessórios. A tendência foi apresentada nas passarelas e as famosas já a aderiram. “Anteriormente, a febre das estampas de lenço aconteceu na década de 1990. Algumas das grifes que trouxeram essas estampas nas últimas coleções foram Dolce & Gabbana, Celine e Versace”, disse Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida. O desfile de primavera-verão da grife Emilio Pucci, uma das precursoras das estampas nesse estilo nos anos 1960, investiu nos padrões barrocos dos seus lenços em peças com ares ciganos.
Quer entrar na moda? Então, confira abaixo 10 dicas fundamentais listadas pela consultora. 
1. Todo mundo pode usar?
Qualquer peça do vestuário pode contar com estampa de lenço. O que varia é quem pode usar, já que a estampa aumenta visualmente a região.
2. Estilos variados
Os desenhos mais tradicionais são os barrados, que podem ser misturados a arabescos, florais ou cashmere. Variações desses mesmos motivos misturados a oncinhas e em cores bem vibrantes estão em alta também.
3. Evite erros
Para evitar erros, combine peça estampada com lisas que tenham cores da padronagem ou lisas neutras. Quando a questão é o tecido, busque por um com as mesmas características do item estampado. Por exemplo, se a estampa está em cetim, prefira a lisa com um brilho acetinado suave.
4. Para combinar estampas
Não é proibido usar estampa em mais de uma peça, mas é uma aposta arriscada. Se quer tentar, a dica é buscar uma repetição de cores nas duas padronagens (não é necessário que todas as cores se repitam, mas, pelo menos, duas) e desenhos de tamanho diferentes, mas com linhas de design semelhantes.
5. Lenço para incrementar o visual
Quem complementar o visual com um lenço? É melhor que seja liso para harmonizar com o modelito estampado.
6. Valorize a silhueta
Como as estampas sempre chamam atenção para a parte do corpo em que estão, deve-se colocá-las nas regiões menores, mais magras, para aumentá-las visualmente e equilibrá-las com as desproporcionais (maiores). Por exemplo, quem tem quadril grande deve preferir blusas estampadas a calças ou saias.
7. O tamanho certo
Mulheres pequenas devem optar por estampas menores. Já as altas e com estrutura óssea grande, as maiores.
8. De olho na altura
As baixinhas ficam bem em estampas com desenhos mais verticais e tons mais escuros. As altas podem optar por tons mais vibrantes e mais espalhados.
9. Gordinhas podem usar?
As magrinhas podem usar e abusar de todo tipo de estampa de lenço, mas é interessante que as gordinhas as evitem.
10. Valorize a região certa
Quem tem pouco busto valoriza a região com blusas estampadas. As donas de ombros largos, por sua vez, devem preferir partes de baixo com motivos de lenço.

Modelos para se inspirar:










  





Curtiu esse tendência?

2 comentários:

  1. Lindo o blog!

    Vou deixar o meu tbm... visitas são mto bem vindas!

    teresestela.blogspot.com.br


    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Também tenho um blog, dou dicas de moda, cabelo, make, mostro oque eu faço de vez em quando e muito mais! Espero de coração que goste do meu blog e que talvez um dia a gente possa bater um papinho de blogueiras dando dicas uma pra outra! ") beijos flor. boa sorte
    BLOG ---> http://girlsprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir